Nova home do Globo.com e os primórdios da Internet

Quem não se lembra dos primeiros websites que visitou nos primórdios da conexão discada aqui no Brasil? Mandic, Aol.. 20 minutos de espera, barulinho do modem… e sites quadrados, sem firula, com o básico de informação, bem clean… ops.. estou falando do Google? Da nova home do Globo.com? Ou de um ciclo do design de web?

A nova home do Globo.com está bem feita, simples, clean e funcional… e me lembrando muito os sites antigos, aqueles antigos de antes da época dos sites-perua (termo que acabo de inventar). Site-perua é aquele site, de 98/99 que vivia maqueado, cheio de lantejolas, brilhos, pisca-pisca, mensagens de ‘bem-vindo’, sombrinhas, outer glow e quaisquer outros efeitinhos que ditavam a moda na época (lembro que em 1999 fiz meu primeiro site, o ‘friburgao’ com um gif de ‘bem-vindo’ em 5 idiomas, e outras coisas que eu achava incríveis..rs).

“Veja que coisa curiosa,… nos tempos da conexão discada de 14kb/s ou 28kb/s, os designers eram forçados a fazer layouts sem “firulas”, quanto mais simples, melhor, afinal de contas a conexão não ajudava muito. Passado um tempo, a banda larga se disseminou, os sites em flash tiveram seu espaço, naqueles montados com base em HTML eram aceitos mais detalhes em seus layouts, muito mais recursos, a conexão estava muito melhor com seus 256kb/s.

E agora? Temos serviços para mais de 4 megas por segundo e o que vemos em questão de design? Uma certa limpeza de detalhes, uma enchugada geral em degradês, efeitos “aqua”, sombras e afins, que nos fazem lembrar os tempos áureos da conexão de 14kb/s e 28kb/s do final da década de 90.

Esse design “regressivo”, não é só visto na internet, repare nos novos aparelhos de sons, DVDs, todos ficando novamente prateados e quadradões, como nos anos 80 e começo dos anos 90.
Hoje o que vinga é simplicidade, aliada à funcionalidade.” – Diz Danilo Prado, diretor de arte da Fiber Interactive.

Evolução da página da AOL.com

1997
1999

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s