Formação ou Informação?

Faz tempo que quero falar disso… não sou tão velho, mas consegui pegar as duas fases: a do currículo e do conteúdo que se apresenta…

Algum tempo atrás, lembro que eu chegava nas entrevistas de emprego, com aquela cara tímida, e olhava para o entrevistador que observava calmamente o meu “CV”. Após alguns minutos de silêncio ele geralmente perguntava: “Hum, então você se formou na escola X, e tem um curso de Informática..” e eu “Sim, isso mesmo.” e ficava assim, contava brevemente de mim, do meu histórico… e ouvia um “Ok, obrigado. Assim que tivermos uma resposta entramos em contato”.

Bom, não foi pra todas empresas que esse modelo mudou, mas sou exemplo vivo que hoje, a informação é muito mais importante que aquele currículo cheio de cursos. De que adianta saber todas as teorias e métodos de marketing, se você não sabe na prática, desenvolver e vender um projeto?

Não só um projeto, mas uma idéia. Uma idéia hoje pode valer muito mais, mas você precisa estar antenado as coisas que acontecem, coisas que já são feitas, e tendências do mercado. Não gosto de ficar fechado ao mundo do marketing ou design apenas, mas saber de tudo que acontece em geral. Claro que buscamos muitas coisas por afinidades, e esse é o princípio das comunidades e nichos que se formam, mas saber um pouco de todo o resto é importantíssimo pro seu crescimento pessoal. Algumas idéias podem surgir de coisas que você nem imagina que estariam no seu contexto, mas que as vezes por ter lido ou ter sido informado sobre algo, você acaba inovando.

Em 2005, Steve Jobs fez um discuro para os formandos de Stanford, e ele foi sincero ao dizer que não era sequer formado. Pra não dizer que não era “formado”, ele fez algumas matérias na universidade. Não vou entrar em detalhes da apresentação. Quem quiser ver na íntegra, o nosso amigo YouTube tem: http://www.youtube.com/watch?v=D1R-jKKp3NA

Ele fez uma escolha. Acredito que se não for o mais, é um dos caras que mais admiro pela maneira como conduz os negócios. Ele criou um novo modelo de se apresentar idéias, e nem tudo é inovador, mas a maneira como ele apresenta, e como ele formata suas idéias, são inovadoras.

O ponto é: você faz sua escolha. Ainda estou iniciando minha carreira, e sei que muitas escolhas deverão ser feitas no decorrer da minha vida. Sou formado, sim, mas também informado. Essa é minha primeira escolha.

Leave a Reply

